04 setembro 2013

A hora de dizer não.

Tudo começa com um chorinho quando o bebê não consegue satisfazer seus desejos – subir na mesa, pegar o controle remoto, não devolver o brinquedo do irmãzinho. Mas o primeiro mandamento para lidar com a birra infantil é não se desesperar. Gritar e perder o controle só reforça esse tipo de comportamento da criança, que entende a sua reação como parecida com a dela. Quando o pequeno percebe que conseguiu tirá-la do controle e chamou a sua atenção, desconfia que você acabará cedendo, especialmente se estiverem em público. E, aí, salve-se quem puder.

Quando a criança tenta conseguir o que quer através de showzinhos, a dica é dar um pouco de atenção, sem estender a bronca por horas. Você pode dizer que esse “não” é o jeito de conseguir o que ela quer e por causa disso não vai ter mesmo. E não fique assistindo ao espetáculo, a menos que a criança esteja se debatendo e corra o risco de se machucar.

A maneira de lidar com esses conflitos é decisiva. “Os pais precisam ser firmes, mesmo que o filho chore e fique com raiva deles. Se cedem a cada vez que ele fica desapontado, acabam criando uma pessoa que não suporta a frustração, tem dificuldades de relacionamento e fica malvista pelos amigos, que muitas vezes se afastam”, alerta Anne Lise.

“Até os 5 ou 6 anos, a criança não consegue manter a concentração nas palavras por mais de 20 ou 30 segundos”, diz a psicóloga infantil e terapeuta familiar Suzy Camacho, autora do livro Guia Prático dos Pais (ed. Paulinas).  Por isso, é fundamental insistir nas regras. “Antes de sair de casa, converse com ela e deixe claro o que não será permitido. Dependendo da idade, ela pode esquecer, daí a necessidade de repetir a história muitas vezes, até que ela aprenda.

                       

           

Não é fácil lidar com os escândalos das crianças, mas os especialistas garantem: pais que sabem dizer não e sustentam essa posição têm mais chances de ajudar os filhos. Fonte.                



10 comentários:

  1. Realmente,na hora de educar os pais tem que ter firmeza...a tia do meu marido tem um filho de 3 anos que grita,se bate e faz um escândalo quando não fazem o que ele quer...
    Ela passa a mão na cabeça porque o pai não é presente e ela trabalha o dia todo e só chega a noite em casa,então fica tentando bancar a mãe boazinha...mas isso só tem prejudicado ele...
    O NÃO faz parte da vida e é bom eles aprenderem isso desde pequenos!!

    ResponderExcluir
  2. Hey! ♥
    Tudo bem?
    Vim te convidar a fazer parte da TAG Blog Destaque lá no meu blog, se você se interessar o link é esse:
    http://himi-tsu.blogspot.com.br/2013/08/blogs-da-semana-2.html

    E se preferir pode se inscrever toda semana para aumentar sua divulgação *u*

    ResponderExcluir
  3. Dizer não é bem difícil mesmo, mas temos que aprender a dizer por que se não ficam muito mimados né kkk. Beijos.

    http://cidocemulher.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Hi! follow each other on GFC? :)

    http://alovelystyle.blogspot.com.es/

    ResponderExcluir
  5. isso mesmo amiga
    temos que ser firmes e
    dizer não e manter o não

    amei a postagem amiga

    linda tarde bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Thaty, não é sempre fácil dizer não, mas é um passo muito importante, se queremos educar bem os nossos filhos, ótima postagem.
    Obrigada pela visita!
    Oslaine
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. OLha temos que ter pulso firme mesmo, chega fases tão complicadas, e a birra é uma delas... Aqui digo bastante, pois tenho que controlar agora pois depois fica dificil... Educar não é uma tarefa nada fácil. :( Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  8. Acho importantíssimo dizer NÃO, mas confesso que tenho dificuldade, acho difícil.
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho importantíssimo dizer NÃO, mas confesso que tenho dificuldade, acho difícil.
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Temos que saber dizer NAO pois nem tudo na vida é SIM

    Carlah Ventura
    Blog:Intensa Vida

    ResponderExcluir

Seus comentários me motivam pra continuar! :)